Quantos processos "crowd" existem?

30/07/2014 21:20

A "multidão", através da internet, pode protagonizar diversas ações em prol de objetivos comuns. O primeiro termo "crowd" relacionado a estas ações apareceu em 2006 em um artigo de Jeff Howe para a Revista Wired. Trata-se do termo crowdsourcing. A partir daí, muitos outros processos "crowd" surgiram, dentre eles crwodfunding, crowdvoting e, mais recentemente, Crowd-Design.

CROWDSOURCING E SEUS DESDOBRAMENTOS

Crowdsourcing refere-se ao ato de uma empresa ou instituição terceirizar [ou fazer um convite aberto] para uma rede indefinida [e geralmente grande] de pessoas, um trabalho ou tarefa que, geralmente, seria realizado pelos seus próprios funcionários.

Durante a pesquisa em artigos científicos e também na web, mais termos foram aparecendo; e todos relacionados, de alguma maneira, ao crowdsourcing. Até o momento, chegamos aos seguintes termos:

TERMO

DEFINIÇÃO

Crowdfunding

Consiste, fundamentalmente, em um processo onde se busca o financiamento de um dado projeto através de contribuições pequenas de indivíduos, que somadas contribuem para viabilizar a execução do referido projeto.

Crowdvoting

Votação que usualmente ocorre através de sites que buscam obter a opinião de um grande número de pessoas acerca de um determinado tópico.

Crowdstorm

Processo utilizado para gerar ideias. Diferente do processo de brainstorming, o crowdstorm é realizado online e feito pela multidão. Podendo ainda ser simples - que apenas demanda soluções para um determinado problema -, ou complexo - onde as pessoas podem interferir nas soluções dadas por outras pessoas, construindo ideias maiores e melhores.

Crowdlabor

Processo que aproveita-se da larga distribuição de trabalho disponível online para cumprir uma série de tarefas, das simples até as mais complexas.

Crowdcreativity

Processo que aproveita-se do grande número de talentos criativos para projetar e desenvolver arte original, mídia ou conteúdo. Crowdcreativity é usado em comunidades on-line de milhares de criativos para desenvolver produtos e conceitos originais, incluindo fotografia, publicidade, cinema, produção de vídeo, design gráfico, vestuário, bens de consumo e conceitos de branding.

____

Você conhece algum outro termo ou processo "crowd" que não foi citado aqui? Compatilhe conosco através do formulário de contato ou pelo email designintothecrowd@gmail.com. Obrigada! :)