Benchmarking das plataformas de processos "crowd"
27/07/2014 20:49Para entender um pouco mais sobre os processos "crowd", resolvi fazer, junto com a equipe do Projeto SuM/BR do NDS/UFPR, uma análise de benchmarking para descobrir semelhanças e diferenças entre elas.
Em uma busca assistemática no Google, procuramos pelos seguintes termos: crowdsourcing, crowd-design e open innovation. Das centenas de milhares de páginas sugeridas, utilizamos como critério de seleção plataformas que utilizam processos de crowdsourcing e seus desdobramentos, como crowdfunding e crowdvoting.
Analisamos itens como: linguagem (verbal e visual), tipo de processo de utilização da plataforma, origem da demanda (empresas ou pessoas físicas), informações e mídias disponíveis sobre o desafio e tempo de duração do desafio.
Como resultado, percebemos que muitas plataformas utilizam mais de um processo "crowd". Denominamos, assim, estas plataformas de "híbridas". Com relação a linguagem (visual e verbal) utilizadas, a maioria das plataformas anaisadas possuem a mesma característica: se utilizam de linguagem coloquial e acessível, com muitas imagens e gráficos apoiando o entendimento da informação.
Para saber mais sobre esta análise de benchmarking, leia o Artigo 03, também disponível para download na seção Publicações científicas.